1 de mai. de 2011


Um milhão de pessoas acompanham beatificação de João Paulo II

Aplausos do público na Praça São Pedro duraram vários minutos, enquanto soava música sacra.



O processo de beatificação de João Paulo II foi iniciado por Bento XVI dois meses após a morte, no dia 2 de Abril de 2005. A 19 de Dezembro de 2009, o actual Papa aprovou as “virtudes heróicas” do seu antecessor. Já no dia do seu funeral, muito fiéis pediram, na Praça de S. Pedro, que fosse canonizado: “santo subito”. Parecia um regresso ao passado quando aconteciam canonizações por aclamação popular. A Igreja, porém, é hoje mais prudente e mais exigente nos processos de canonização. Mesmo assim, era previsível que o processo de João Paulo II seria apressado, como decidiu o seu sucessor, colaborador fiel do papa polaco a quem tece elogios frequentes.
“Este procedimento foi solicitado pela imponente fama de santidade” de João Paulo II, “em vida, em morte e depois da morte”, continua o texto."
 Centenas de milhar de pessoas marcam presença na Praça de São Pedro e seus arredores, esperando ainda sem grandes manifestações de entusiasmo o início da celebração de beatificação.
Depois de várias horas de espera, peregrinos de todo o mundo mostram bandeiras, sobretudo da Polónia, e várias tarjas, nas quais se pode ler, entre outras, a frase que ficou famosa, no início do pontificado de João Paulo II, em 1978: "Não tenhais medo".
Uma dessas mensagens estava a flutuar sobre a Praça, atada a balões, agradecendo a beatificação: "Deo gratias" (graças a Deus).
Homem de milagres...
“Frente à beatificação do Venerável Servo de Deus, a Postulação da Causa apresentou ao exame da Congregação para as Causas dos Santos a cura do ‘Mal de Parkinson’ da irmã Marie Simon Pierre Normand, religiosa do Institut des Petites Soeurs des Maternités Catholiques.”
“Como de costume, as abundantes Atas da Investigação Canônica, regularmente instruída, junto aos detalhados exames médico-legais, foram submetidos ao exame científico da Comissão Médica da Congregação para as Causas dos Santos, em 21 de outubro de 2010.”
“Seus especialistas, tendo estudado com o rigor habitual os testemunhos do processo e todos os documentos, expressaram-se a favor da natureza cientificamente inexplicável da cura.”
“Os teólogos consultores, após examinarem as conclusões médicas, em 14 de dezembro de 2010 procederam à avaliação teológica do caso e, por unanimidade, reconheceram a singularidade, antecedência e coralidade da invocação dirigida ao Servo de Deus João Paulo II, cuja intercessão havia sido eficaz para os fins da prodigiosa cura.”
“Finalmente, em 11 de janeiro de 2001, realizou-se a sessão ordinária dos cardeais e bispos da Congregação para as Causas dos Santos, que emitiram uma unânime sentença afirmativa.”
Esta sentença, conclui a nota, considera “milagrosa a cura da Irmã Marie Pierre Simon, realizada por Deus de maneira cientificamente inexplicável, após a intercessão do Sumo Pontífice João Paulo II, invocado com confiança, tanto pela própria curada como por muitos outros fiéis”.

Toda vocação sacerdotal é um grande mistério, um dom que supera infinitamente o homem. Obs.: Frase do Papa João Paulo II, no seu livro "Dom e Mistério". ~



 "Deus não é um ser indiferente ou longínquo, pois não estamos abandonados a nós mesmos." [Papa João Paulo II]



blogs