4 de out. de 2011

Comunidade Católica Shalom




A Comunidade Católica Shalom é reconhecida pela Igreja Católica comoAssociação Internacional Privada de Fiéis tratando-se do que hoje a Igreja chama "Comunidades Novas". Sendo Igreja, a Comunidade Shalom serve em seus trabalhos por meio de uma consagração de vida de seus membros. Tem como fim último a evangelização e a formação de filhos de Deus. Os membros consagrados são chamados a ser, no interior da Igreja, discípulos e ministros da Paz; a acolher, viver e anunciar ao mundo a Paz que é o próprio Jesus (cf. Ef 2,14).



Histórico e perfil

Nascida no meio dos jovens, a Comunidade surgiu de um ardente desejo de evangelizar os jovens mais afastados de Deus. Em seu início, no ano de 1982, em Fortaleza-CE, vários jovens vindos da Renovação Carismática Católicatransformaram uma lanchonete em um meio de atração dos jovens a Deus.

Hoje esta Comunidade tem centenas de grupos de oração espalhados em suas mais de sessenta missões espalhadas pelo Brasil e em vários países no exterior (França, Canadá, Itália, Israel, Hungria, Argélia, Madagascar, Suíça, Uruguai, Chile, Guiana Francesa,Inglaterra,Tunísia e Portugal), em cada lugar promovendo eventos evangelizadores de grande e pequeno porte, se dedicando a estes grupos e a cursos e retiros de formação catequética e cristã. Sempre a pedido de bispos locais.

Membros

A Comunidade Católica Shalom é formada por homens e mulheres que se consagram à vida religiosa mediante votos na Igreja (membros missionários consagrados e engajados consagrados) e também por membros dos grupos de oração da comunidade (pessoas que participam dos grupos de oração sem vínculo formal com a Comunidade). Dentre os consagrados, há celibatários, casais, sacerdotes, pessoas em discernimento do seu estado de vida, homens e mulheres, jovens e adultos, todos unidos por esta consagração de vida, com votos de pobreza, obediência e castidade, segundo o estado de vida que acreditam o Senhor lhes chamar.

Reconhecimento pontifício

A Comunidade recebeu o Reconhecimento Pontifício como Associação Internacional no ano de 2007, com decreto vigorando desde o dia 22 de fevereiro. As Comunidades Novas são realidades recentes na Igreja e tornando-se cada vez mais numerosas e bastante presentes no apostolado da Igreja. Já há algum tempo vêm sendo aprovadas nas diversas dioceses gradativamente e aos poucos se iniciam as aprovações em nível pontifício.

No período que recebeu o Reconhecimento, a Comunidade Shalom se tornou a terceira das centenas de comunidades novas do mundo a recebê-lo, primeira da América Latina. O decreto foi entregue ao fundador Moysés Louro Azevedo Filho em Roma no dia 13 de março de 2007 e para o evento ocorreu um festivo Tríduo em Roma, para onde peregrinaram irmãos das diversas dioceses e nações em que a Comunidade está presente.

Uma das falas mais marcantes, com certeza foi a do Papa Bento XVI ao dizer na entrega do Reconhecimento Pontifício à Comunidade Shalom:"Sedes sempre Igreja Missionária!", esta nos fez recordar a fala do Cardeal Aloísio Lorscheider na Inauguração do 1° Centro Católico de Evangelização Shalom em 1982, onde ele nos disse:"Nunca percam o fervor!".

Segundo Emmir Nogueira, co-fundadora da Comunidade, este reconhecimento:
Autentica a Vocação e sua forma de vida como verdadeira;
declara de sua necessidade para a Igreja em qualquer lugar do mundo;
torna a Igreja responsável pela Comunidade.[1]

Serviço na Igreja


É a partir desta vida voltada para Deus na vivência da radicalidade evangélica meditante o seguimento das Regras da Comunidade que promovem todos os seus eventos e apostolados de Evangelização. Alguns de seus eventos como oHalleluya, show musical em Fortaleza, atinge cerca de 970.000 pessoas [2]em seus cinco dias de evangelização e arte, sendo o maior evento de Artes Integradas do país e o maior evento de música católica do mundo. Também com o Luau das Tribos, que através de suas apresentações artisticas e culturais evangeliza em João Pessoa-PB com temas relacionados a paises ou continentes que sofrem sem a presença Santa de Deus. E administra três rádios no Brasil, dentre elas: Shalom AM de Fortaleza-CE, Rádio Cultura de Aracaju-SE e Rádio Boa Nova de Pacajus-CE que formam o Sistema Shalom de Comunicação. Suas cidades que se destacam em quantidade de engajados e em obra apostólica são Fortaleza (sede), São Paulo, Rio de Janeiro, Natal, Salvador, São Luís e Aracaju.

Atua ainda com centros de Evangelização especifícos para jovens, famílias e adultos. Promove na área da arte grandes shows como os Espetáculos da Paixão de Cristo que fazem parte do calendário cultural das cidades de Natal-RN e no Rio de Janeiro-RJ.Sendo a Paixão de Cristo de Natal-RN uma das maiores do Rio Grande do Norte, onde as apresentações se estendem por 3 dias.Realiza também a ExpoNatal em Fortaleza-CE,o Fórum Carismático Shalom, o Congresso Nacional de Jovens Shalom e em diversas cidades do Brasil e até internacionalmente, o ACAMP'S, um Acampamento de Jovens Shalom que proporciona à juventude a verdadeira felicidade.

Na área da Educação, a Comunidade possui um colégio em Fortaleza-CE, o Colégio Shalom.

Trabalha na área de Promoção Humana tendo espalhados pelo Brasil alguns albergues, internatos para tratamento de dependentes químicos(Projeto Volta Israel), creche, abrigos para crianças em situação de risco, distribuição de cestas básicas, sopões, dentre outras atividades de resgate à dignidade humana diversos.

A Comunidade também evangeliza através das EDIÇÕES SHALOM, onde disponibiliza um grande arsenal de produtos católicos para evangelizar; como camisetas, livros, cd's, dvd's, revistas e ícones. O endereço da Loja Virtual das Edições Shalom é: www.edicoesshalom.com.br

Na Internet, possui o Portal Shalom (www.comshalom.org) onde a Evangelização chega milhões de pessoas espalhadas por todo o mundo.

Rádio WEB

A Comunidade disponibiliza 24h de programação de Rádio FM online. A Rádio 690 Shalom AM de Fortaleza interage com o público da internet no Brasil e no mundo em sua programação. Podendo ser acessada a partir do Portal da Comunidade.

Caminho da Paz

A Comunidade Shalom propõe em sua obra evangelizadora um intinerário espiritual para todos os que desejam dela se aproximar. Este intinerário tem como objetivo levar os seus participantes a crescerem na consciência do seu batismo até alcançarem uma vida de santidade. Para isso os que se sentem atraídos são convidados a engajarem-se em grupos de oração, onde receberão uma formação baseada nos valores do Evangelho e confirmada pelo magistério da Igreja, bem como em serviços, chamados de ministérios, onde ela crescerá como uma autêntica testemunha de Cristo, pronta para partir em missão.

blogs