9 de mar. de 2014

dia da mulher :-)

Obrigado a ti, mulher-mãe, que te fazes ventre na alegria e no sofrimento de uma experiência única: que te tornas o sorriso de Deus pela criatura que é dada à luz; que te fazes guia dos seus primeiros passos, amparo do seu crescimento, ponto de referência por todo o caminho da vida.


Obrigado a ti, mulher-esposa, que unes irrevogavelmente o teu destino ao de um homem, numa relação de recíproco dom, a serviço da comunhão da vida.

Obrigado a ti, mulher-filha e mulher-irmã, que te levas ao núcleo familiar e à vida social, a tua sensibilidade,
intuição, generosidade e constância.

Obrigado a ti, mulher-trabalhadora, empenhada na vida social, econômica, artística e política, pela contribuição indispensável que dásà elaboração de uma cultura capaz de conjugar razão e sentimento e a uma concepção da vida
sempre aberta ao sentido do "mistério".

Obrigado a ti, mulher-consagrada, que, a exemplo da maior de todas as mulheres, a mãe de Cristo, te abres com docilidade e fidelidade ao amor de Deus, ajudando a Igreja e a humanidade inteira a viver para com Deus uma resposta "esponsal", que exprime a comunhão que ele quer estabelecer com sua criatura.

Obrigado a ti, mulher, pelo simples fato de seres mulher!
Com a percepção que é própria da tua feminilidade, enriqueces a compreensão do mundo e contribuis para a verdade plena das relações humanas.


Extraído da carta do papa João Paulo II às mulheres, 1995




Comunidade Cristo de Betânia




A Comunidade Cristo de Betânia é um Nova Comunidade de Vida Contemplativa e Missionária.
Como Nova Comunidade, integra cristãos de todos os estados de vida, capazes de contribuírem para a realização dos seus objectivos. Por isso, podem ser membros da comunidade Cristo de Betânia cristãos católicos, maiores de 18 anos, que o solicitem ao moderador e que apresentem condições físicas, psíquicas, morais e espirituais que permitam a prossecução dos fins estatutários (Est.artº.11º1). Podem ser cristãos celibatários, consagrados ou não, sacerdotes e casais (artº11º, 2-3) e surge ao seu serviço da Igreja aberta aos homens do nosso tempo e para lhes anunciar Jesus Cristo no contexto da cultura pós racionalista: cultura tecnocrata feita de homens fora de Deus, sofrendo as consequências psico-espirituais da sua ausência. Igreja em busca da resposta a apresentar-lhes Jesus Cristo através de uma Nova Evangelização. Os carismas da Comunidade Cristo de Betânia têm pois a ver com esta situação dos homens e da Igreja hoje.


Do ponto de vista da fonte, todos os grupos, movimentos e Comunidades existentes na Igreja brotam da Fonte da Água Viva, que é o Espírito Santo. O grupo de oração Carismática de Braga, foi o lugar em que o Espírito Santo soprou suavemente, a partir dos anos 80, para fazer nascer uma Comunidade Nova na Igreja em Portugal. Pelos anos 85 a Comunidade Cristo de Betânea existia já, como comunidade de Aliança e assegurava a coordenação e formação dos grupos de Oração Carismática na Diocese de Braga, serviço do qual se desligou em seguida para se tornar Comunidade de vida consagrada e missionária.






















blogs