CRISMA CONCATEDRAL NOSSA SENHORA DO BOM CONSELHO

Crisma 2011-2012

Na Crisma confirmamos nossa vida na igreja de Cristo e assim nos abrimos aos dons do Espirito, assumindo o lugar de filhos amados. Por tanto a Crisma é o sacramento do ESPIRITO SANTO!!!
Nosso amado pastor, Dom Valévio não poderia ter escolhido data melhor que o dia da SANTÍSSIMA TRINDADE para essa celebração tão bela. Deixo para os que não puderam estar presentes a passagem que os agora crismados lembraram a Dom Valério:
"O ANJO DO SENHOR APARECEU-LHE NUMA CHAMA (QUE SAÍA) DO MEIO A UMA SARÇA. MOISÉS OLHAVA: A SARÇA ARDIA, MAS NÃO SE CONSUMIA. VOU ME APROXIMAR, DISSE ELE CONSIGO, PARA CONTEMPLAR ESTE EXTRAORDINÁRIO ESPETÁCULO, E SABER PORQUE A SARÇA NÃO SE CONSOME. MOISÉS, MOISÉS! -- EIS-ME AQUI! RESPONDEU ELE. E DEUS : NÃO TE APROXIMES DAQUI. TIRA AS SANDÁLIAS DOS TEUS PÉS, PORQUE O LUGAR ONDE TE ENCONTRAS É TERRA SANTA." ( ÊXODO 3, 2-5 )



















































































_______________________________________________________________________
Crisma 2009-2010
O SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO
A Crisma é a força de Deus. Nós só conseguimos viver porque Deus nos dá essa força. Essa força de Deus é o Espírito Santo agindo em nós. Na Igreja, a experiência de nossa vida é celebrada no sacramento da Crisma. A Crisma é o sacramento do cristão que está amadurecendo na fé.
Juntamente com o Batismo e a Eucaristia, o sacramento da Confirmação constitui o conjunto dos "sacramentos da iniciação cristã" cuja unidade deve ser salvaguardada. Por isso, é preciso explicar aos fiéis que a recepção deste sacramento é necessária à consumação da graça batismal. Com efeito, pelo sacramento da Confirmação "os fiéis" são vinculados mais perfeitamente à Igreja, enriquecidos de força especial do Espírito Santo, e assim mais estritamente obrigados à fé que, como verdadeiras testemunhas de Cristo, devem difundir e defender tanto por palavras como por obras.
Durante a primeira vinda de Cristo sobre a Terra, Ele prometeu aos seus apóstolos o Paráclito (advogado, defensor). Jesus também promete o Espírito Santo para nós, e nos é concedido através do Sacramento da Confirmação. A Crisma também é chamado Sacramento da Confirmação, pois através dele confirmamos o nosso Batismo que recebemos na maioria das vezes quando criança.
Confirmar o Batismo é muito importante, pois quando criança não temos a consciência do Sacramento, mais sim os nossos parentes mais próximos que resolveram levá-lo até a pia batismal. Já na Crisma, não são os seus parentes que escolhem se queres ou não receber o Crisma, mas sim você mesmo.
No sacramento da Crisma recebemos os dons do Espírito Santo: Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Piedade, Ciência e Temor de Deus. Eles são dons que nos aproximam de nossa vocação: a Santidade.
Quando recebemos o Espírito Santo e nos abrimos inteiramente à graça sacramental não agimos em nós, mas sim o próprio Deus nos usa de instrumento e agi em nós. Por isso podemos considerar o crismando uma pessoa com grandes responsabilidades. Veja: No Batismo recebemos o Espírito Santo e nos transformamos de criaturas de Deus para Filhos de Deus. Já na Crisma dizemos com consciência: Quero ser Filho de Deus e assumir a minha missão de evangelizar.
O mesmo Deus que os apóstolos receberam no dia de Pentecostes é o mesmo que recebemos no Sacramento da Crisma, por isso a mesma autoridade que eles tinham ao anunciar a Palavra de Deus é a mesma que possuímos. O dia em que nos crismamos é sem dúvida o dia de nosso Pentecostes. Onde o Espírito Santo nos é enviado para transformar e santificar.
As transformações do Espírito Santo são nitidamente vistas na Bíblia. Observe: Vamos dar o exemplo do apóstolo Pedro. Antes do dia de Pentecostes era um pescador de pouca instrução, medroso, incrédulo e infiel. Quando se passou o dia de Pentecostes, melhor dizendo, logo ao sair do cenáculo onde o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos e Maria, ele realizou um discurso que prova o poder do Espírito Santo (At 2, 14-41). Podemos até duvidar se realmente era o mesmo Pedro pescador e incrédulo.
Foi a partir daí que a Igreja se firmou, ou seja, foi através do Papa São Pedro que a Igreja de Jesus Cristo surgiu. Vejamos: se somos também Igreja, é através do Sacramento da Crisma que firmamos em nós o "tijolo" eclesial que somos.



Dia 21 de novembro, a Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho realizou a celebração de mais 1  turma de crismandos da paróquia.


A celebração teve inicio às 19:30 com a presença o Sr. Bispo diocesano Dom Valerio Breda, presidente da celebração e co-celebrada pelo pároco, Pe. Murilo dos Santos.

































blogs