12 de mar. de 2011

Quaresma, 40 dias para experimentar o amor de Deus

- Quarenta dias para experimentar a loucura do amor de Deus. Esta é a proposta que Bento XVI faz na Mensagem que escreveu este ano por ocasião da Quaresma. 

Segundo explica a carta, publicada nesta terça-feira pela Santa Sé, esta loucura de amor tem sua expressão culminante em Cristo crucificado, Filho de Deus. Por isso, o tema escolhido é «Hão de olhar para Aquele que trespassaram» (João 19, 37). 

«No mistério da Cruz se revela inteiramente o poder irrefreável da misericórdia do Pai celeste. Para reconquistar o amor de sua criatura, Ele aceitou pagar um preço muito alto: o sangue de seu Filho Unigênito», constata. 

«Na Cruz se manifesta o Eros de Deus por nós», declara o pontífice, retomando um termo central de sua primeira encíclica, «Deus caritas est». 

Eros é, declara o Papa citando o teólogo e místico bizantino que viveu entre os séculos V e VI d.C., Pseudo-Dionísio, o Areopagita, «essa força que faz que os amantes não o pertençam a si mesmos, mas àqueles a quem amam». 

«Qual ‘eros mais insensato’ do que aquele que levou o Filho de Deus a 
unir-se a nós até ao ponto de sofrer como próprias as conseqüências dos nossos 
delitos?», pergunta Bento XVI. 

«Vejamos Cristo trespassado na Cruz!», convida o Papa nesta Quaresma. «Na Cruz, o próprio Deus mendiga o amor de sua criatura: Ele tem sede do amor de cada um de nós.» 

«Na verdade, só o amor no qual se une o dom gratuito de si mesmo e o desejo apaixonado de reciprocidade infunde uma alegria tão intensa que converte em leves inclusive os sacrifícios mais duros.» 

«A resposta que o Senhor deseja ardentemente de nós é, antes de tudo, que aceitemos seu amor e nos deixemos atrair por Ele.» 

«Aceitar seu amor, contudo, não é suficiente. É preciso corresponder a esse amor e depois comprometer-se a comunicá-lo aos outros: Cristo ‘me atrai para si’ para unir-se a mim, para que aprenda a amar os irmãos com seu próprio amor», conclui o Papa. 

A Quaresma é o período litúrgico de preparação para a paixão, morte e ressurreição de Cristo.

blogs