palavras para refletir


Por Que sofremos quando amamos


Programa de 09/Novembro/2011. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma pessoa que pergunta por que sofremos quando amamos. Padre Fábio responde que não há como ficar apenas com a parte boa do amor, também é preciso estar preparado para os desafios, pois amar é dar espaço a outra pessoa para viver em nós, mas também aceitando-a como ela é, com suas qualidades e também com os defeitos.


A Sexualidade – forte expressão do amor de Deus






Refletimos em formações anteriores sobre o amor autêntico, cuja fonte é o Deus amor – Deus Trindade – fonte e vida de comunhão, e as três dimensões deste amor – Eros, Amizade e Ágape, que estão sempre interagindo na única realidade do AMOR.

O amor autêntico, numa humanidade marcada pela inclinação ao egoísmo, ao hedonismo e às satisfações desmedidas do ego, frutos do pecado original, precisa ser aprendido e alimentado na sua Fonte.

A vivência desse amor vai amadurecendo a pessoa e tornando-a capaz de doar-se inteiramente por amor e, assim, encontrar a verdadeira alegria, sendo também instrumento de paz nas relações familiares e sociais.

“Deus contemplou toda a sua obra e viu que tudo era muito bom!” Ao criar a diversidade, Deus cria para a relação, como é a sua essência de amor. Relacionar-se envolve todo o ser da pessoa, inclusive e, especialmente, sua sexualidade.

A sexualidade faz parte da identidade mais profunda do ser humano: “É um componente fundamental da personalidade, um modo de ser, de se manifestar, de se comunicar com os outros, de sentir, de expressar e de viver o amor humano”.

Essa é a concepção cristã da sexualidade. Assim, como modo de se relacionar e se abrir aos outros, a sexualidade tem como fim intrínseco o amor. Mais precisamente o amor como doação e acolhimento, como dar e receber. A sexualidade está na identidade da pessoa, mulher ou homem. Cada pessoa se relaciona com o mundo como mulher ou homem, conforme sua sexualidade.

Homem e mulher se complementam

Homem e mulher são diferentes e chamados à complementaridade. O casal, para ser um, como nos orienta a Palavra, não pode ser similar. Ao querer amar só o que é similar, manifesta-se o desejo de homogeneidade, ou seja, de querer prevalecer. Isto seria egocentrismo. Claro que não se excluem alguns aspectos que convergem entre si na convivência do casal e outros que serão construídos tendo sempre como alicerce o amor ágape.

Aceitar as diferenças é amor, e viver esta unidade na diversidade é obra da graça de Deus e da vontade humana por ela fortalecida. É o Espírito que faz a unidade entre os dois.

Numa visão cristã e natural, a similaridade impede a relação de amor, porque é gostar de si mesmo no outro, impedindo a fecundidade e a riqueza da diversidade.

“A sexualidade deve ser orientada, elevada e integrada pelo amor, que é o único a torná-la verdadeiramente humana”. (João Paulo II)

A busca exclusiva e excludente da similaridade expressa em si uma certa incapacidade de viver as diferenças e, com elas, situações de conflito inerentes a quaisquer relações maduras.

Sexualidade e Genitalidade

A genitalidade é concebida aqui como referência ao aparelho reprodutor (órgãos sexuais). Ela faz com que os animais e seres humanos se reproduzam.

Compreender a sexualidade como genitalidade é reduzir a pessoa humana a uma vivência meramente instintiva do prazer sexual, o que subestima sua capacidade e necessidade essencial de amor recíproco.

Atualmente, sensualismo e genitalismo são instrumentos da busca do prazer pelo prazer e sugere a redução da sexualidade humana à animalidade.

A busca do prazer pelo prazer reduz as relações à predominância do Eros, e se este for o único motivador do relacionamento, certamente, em pouco tempo se esvazia e, não evoluindo, a relação é frustrada, pois se torna individualista, dominadora, manipuladora e fechada em si.

Ao contrário, sendo destinado ao amor pleno, o ser humano precisa evoluir ao amor maduro e autêntico para que alcance sua realização e alegria autênticas. Para isso, é necessário que, desde muito cedo, a criança seja conduzida a este amor autêntico, primeiro, pelo exemplo dos pais, e depois, pelo exercício das virtudes no seio familiar. Assim, a sexualidade humana poderá ser construída em direção à busca da sua maturidade, favorecendo a construção de relações humanas saudáveis e felizes.

O desenvolvimento da sexualidade saudável, que pode ou não abarcar a genitalidade (no caso do matrimônio), supõe o autodomínio, a capacidade do dom de si, e um certo espírito de renúncia em favor do bem do outro:

“Ou o homem comanda suas paixões e obtém a paz, ou se deixa subjugar por elas e se torna infeliz” (cf. CIC -2339). Assim, o domínio de si mesmo é um trabalho a longo prazo e não definitivamente adquirido (cf. CIC -2342). O ambiente familiar, onde o casal vive o dom de si e caminha nessa direção em relação à educação dos filhos, é o terreno fértil que dará frutos de alegria, caridade, solidariedade, justiça e paz, transbordando progressivamente para a sociedade.



Portanto, o lar, é a primeira escola da vida cristã – lugar privilegiado do exercício das virtudes – onde se aprende a tolerância, o respeito às diferenças, a paciência, a alegria do trabalho, o amor fraterno, o perdão generoso e a oferta da própria vida no serviço aos mais pequenos, aos doentes, aos idosos e no serviço recíproco de todos os dias, partilhando os bens, alegrias e sofrimentos:

O espaço da casa é espaço sagrado, onde ocorre a eucaristia doméstica da oferta da vida por amor: “Onde dois ou mais estão reunidos em Meu nome, Eu estou no meio deles”.

É nesse contexto familiar que as crianças aprenderão a exercer sua sexualidade até à maturidade, tendo como referências fundamentais a mãe e o pai, que, em harmonia, buscam a unidade nesta complementariedade que enlaça as diferenças no dom mútuo de si.

Os papéis sociais exercidos pelo homem e a mulher no contexto familiar e social são importantes e devem corresponder à missão de cada um, concebida pelo Pai em seu plano de amor e felicidade para a humanidade.

Pretendendo favorecer a compreensão da realidade relacional entre homem e mulher na busca da complementariedade, trataremos na próxima edição das características mais gerais de cada um, que se definem a partir das influências hormonais, orgânicas, psicológicas, da história de vida individual, da leitura pessoal dessa história e do contexto sociocultural em que estão inseridos os indivíduos.





O MATRIMONIO SE INSPIRA NO PAI

O SACERDÓCIO SE INSPIRA NO FILHO

O CELIBATO SE INSPIRA NO ESPIRITO SANTO


Deus te escolheu para fazer adiferença em meio a multidão.



Ser escolhido por Deus não é
um céu sem tempestades,
Caminhos sem acidentes;
Relacionamentos sem decepções.




Ser dEle é encontrar força no perdão,
Esperança em meio a luta,
Segurança em meio ao medo.



É reconhecer que vale a pena servi-Lo,





Apesar dos desafios,

Incompreensões e períodos de crise...




É também atravessar um deserto e
Encontrar um manancial de Bençãos...



É ter humildade e reconhecer “seus erros“...



Ter ousadia pra dizer “me perdoe“


    e
Capacidade pra dizer “Eu Te Amo“.



Ser escolhido de Deus é usar as pedras
Para erguer um altar de testemunhos e ainda dizer:
"Conheço o Senhor!!!Ele é justo e jamais me deixará!“





Ser escolhido por Deus é ter certeza de
que já somos mais que vencedores!
No Amor de Cristo Jesus!!!!




'João 3,16'



"Na cidade de São Paulo, numa noite fria e escura de inverno, próximo
a uma
esquina por onde passavam várias pessoas, um garotinho vendia balas a
fim de
conseguir alguns trocados. Mas o frio estava intenso e as pessoas já
não paravam mais quando ele as chamava.

Sem conseguir vender mais nenhuma bala, ele sentou na escada em
frente a uma
loja e ficou observando o movimento das pessoas. Sem que ele
percebesse, um
policial se aproximou. "Está perdido, filho?" O garoto meneou a
cabeça.

"Só estou pensando onde vou passar a noite hoje... normalmente durmo
em minha
caixa de papelão, perto do correio, mas hoje o frio está terrível...
O senhor
sabe me dizer se há algum lugar onde eu possa passar esta noite?"

O policial mirou-o por uns instantes e coçou a cabeça, pensativo. "Se
você descer por esta rua", disse ele apontando o polegar na direção de uma
rua, à
esquerda, "lá embaixo vai encontrar um casarão branco; chegando lá,
bata na
porta e quando atenderem apenas diga 'João 3:16'.

Assim fez o garoto. Desceu a rua estreita e quando chegou em frente
ao casarão
branco, subiu os degraus da escada e bateu na porta. Quem atendeu foi
uma mulher
idosa, de feição bondosa. "João 3:16", disse ele, sem entender
direito.
"Entre, meu filho". A voz era meiga e agradável.

Assim que ele entrou, foi conduzido por ela até a cozinha onde havia
uma cadeira
de balanço antiga, bem ao lado de um velho fogão de lenha acesso.
"Sente-se, filho,
e espere um instantinho, tá?" O garoto se sentou e, enquanto
observava a velha e
bondosa mulher se afastar, pensou consigo mesmo: "João 3:16... Eu não
entendo o que
isso significa, mas sei que aquece a um garoto com frio".

Pouco tempo depois a mulher voltou. "Você está com fome?", perguntou
ela.
"Estou um pouquinho, sim... há dois dias não como nada e meu estômago já
começa a roncar..." A mulher então o levou até a sala de jantar, onde havia
uma mesa repleta
de comida. Rapidamente o garoto sentou-se à mesa e começou a comer;
comeu de tudo,
até não aguentar mais. Então ele pensou consigo mesmo: "João 3:16...
Eu não entendo
o que isso significa, mas sei que mata a fome de um garoto faminto".

Depois a bondosa senhora o levou ao andar superior, onde se
encontrava um quartinho
com uma banheira cheia de água quente. O garoto só esperou que a
mulher se
afastasse e então rapidamente se despiu e tomou um belo banho, como
há muito tempo não fazia.

Enquanto esfregava a bucha pelo corpo pensou consigo mesmo: "João 3:16...
Eu não entendo o que isso significa, mas sei que torna limpo um
garoto que
há muito tempo estava sujo".

Cerca de meia hora depois a velha e bondosa mulher voltou e levou o
garoto até um
quarto onde havia uma cama de madeira, antiga, mas grande e confortável.
Ela o abraçou, deu-lhe um beijo na testa e, após deitá-lo na cama, desligou a luz e saiu.
Ele se virou para o canto e ficou imóvel, observando a garoa que caía do
outro lado do vidro da janela. E ali, confortável como nunca, ele pensou
consigo mesmo: "João 3:16... Eu não
entendo o que isso significa, mas sei que dá repouso a um garoto cansado".

No outro dia, de manhã, a bondosa senhora preparou uma bela e farta mesa e
o convidou para o café da manhã. Quando o garoto terminou de comer, ela o
levou até a cadeira de balanço, próximo ao fogão de lenha. Depois seguiu
até uma prateleira e apanhou um livro grande, de capa escura. Era uma Bíblia.

Ela voltou, sentou-se numa outra cadeira, próximo ao garoto e olhou dentro
dos olhos dele, de maneira doce e amigável. "Você entende João 3:16, filho?"
"Não, senhora... eu não entendo... A primeira vez que ouvi isso foi ontem à noite... um policial que falou...".

Ela concordou com a cabeça, abriu a Bíblia em João 3:16 e começou a
explicar sobre Jesus. E ali, aquecido junto ao velho fogão de lenha, o
garoto entregou o coração e a vida a Jesus. E enquanto lágrimas de
felicidade deixavam seus olhos e rolavam face à baixo, ele pensou consigo
mesmo: "João 3:16... ainda não entendo muito bem o que isso significa, mas
agora sei que isso faz um garoto perdido se sentir realmente seguro".

Eu tenho de confessar uma coisa, eu também não entendo como Deus pôde
mandar Seu Filho para morrer por nós e também não entendo como Jesus
concordou com tal coisa. Eu não compreendo a agonia do Pai e de todos os
anjos no Céu enquanto viam Jesus sofrer e morrer por nós. Eu não entendo
esse imenso amor que Jesus teve por nós, ao ponto de ser crucificado na
cruz. Eu não entendo muito bem, mas estou certo que isso faz a vida valer a pena!!!

Pois Deus amou o mundo de tal maneira, que deu Seu único Filho para que
todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:16).

Deus não mandou Jesus para condenar o mundo, mas sim para salvá-lo.
Aquele que crer em Jesus não será condenado, mas terá a vida eterna!

O Diário de um Cão

1a semana
 Hoje completei uma semana de vida. Que alegria ter chegado a este mundo !


1 mês
 Minha mamãe cuida muito bem de mim. É uma mãe exemplar !

2 meses
Hoje me separaram de minha mamãe. Ela estava muito irrequieta e, com seu olhar, disse-me adeus. Espero que a minha nova família humana " cuide tao bem de mim como ela o fez.

4 meses
 Cresci rápido; tudo me chama a atenção. Há várias crianças na casa e para mim são como " irmaozinhos ". Somos muito brincalhões, eles me puxam o rabo e eu os mordo de brincadeira.

5 meses
 Hoje me deram uma bronca. Minha dona se incomodou porque fiz "pipi" dentro de casa. Mas nunca me haviam ensinado onde deveria fazê-lo.Além do que, durmo no hall de entrada. Nao deu para aguentar.

8 meses
 Sou um cão feliz! Tenho o calor de um lar; sinto-me tão seguro, tão protegido... Acho que a minha família humana me ama e me consente muitas coisas. O pátio é todinho para mim e, às vêzes, me excedo, cavando na terra como meus antepassados, os lobos quando escondiam a comida. Nunca me educam. Deve ser correto tudo o que faço.

12 meses
 Hoje completo um ano. Sou um cão adulto. Meus donos dizem que cresci mais do que eles esperavam. Que orgulho devem ter de mim!

13 meses
 Hoje me acorrentaram e fico quase sem poder movimentar-me até onde tem um raio de sol ou quando quero alguma sombra. Dizem que vão me observar e que sou um ingrato. Não compreendo nada do que está acontecendo.

15 meses
 Já nada é igual... moro na varanda. Sinto-me muito só. Minha família já não me quer! As vêzes esquecem que tenho fome e sede. Quando chove, não tenho teto que me abrigue...

16 meses
 Hoje me desceram da varanda. Estou certo de que minha família me perdoou. Eu fiquei tão contente que pulava com gosto. Meu rabo parecia um ventilador. Além disso, vão levar-me a passear em sua companhia! Nos direcionamos para a rodovia e, de repente, pararam o automóvel. Abriram aporta e eu desci feliz, pensando que passaríamos nosso dia no campo. Não compreendo porque fecharam a porta e se foram. "Ouçam, Esperem! "lati...se equeceram de mim... Corri atrás do carro comtodas as minhas forcas. Minha angústia crescia ao perceber que quase perdia o fôlego e eles não paravam. Haviam me esquecido !

17 meses
 Procurei em vão achar o caminho de volta ao lar. Estou esinto-me perdido!No meu caminho existem pessoas de bom coração que me olham com tristeza e me dão algum alimento. Eu lhes agradeço com o meu olhar, desde o fundo deminh'alma. Eu gostaria que me adotassem: seria leal como ninguém!Mas somente dizem: " pobre cãozinho, deve ter se perdido. "

18 meses
 Um dia destes, passei perto de uma escola e vi muitas criancas ejovens como meus "irmãozinhos ". Me aproximei e um grupo deles, rindo, mejogou uma chuva de pedras "para ver quem tinha melhor pontaria". Uma dessaspedras, feriu-me o olho e desde então, não enxergo com ele.

19 meses
 Parece mentira. Quando estava mais bonito, tinham compaixão demim. Já estou muito fraco; meu aspecto mudou. Perdi o meu olho e as pessoasme mostram a vassoura quando pretendo deitar-me num pequena sombra.

20 meses
Quase nao posso mover-me! Hoje,ao tentar atravessar a rua poronde passam os carros, um me jogou ! Eu estava no lugar seguro chamado"calçada ", mas nunca esquecerei o olhar de satisfação do condutor, que atése vangloriou por acertar-me. Oxalá me tivesse matado! Mas só me deslocouas cadeiras!A dor e terrível! Minhas patas traseiras não me obedecem e comdificuldade arrastei-me até a relva, na beira do caminho.Faz dez dias que estou embaixo do sol, da chuva, do frio, sem comer.Já não posso mexer-me!A dor é insuportável ! Sinto-me muito mal; fiquei numlugar úmido e parece que até o meu pelo esta caindo...Algumas pessoas passam e nem me veem; outras dizem: "não chegue perto".Já estou quase inconsciente; mas alguma força estranha me faz abrir osolhos.A doçura de sua voz me fez reagir."Pobre cãozinho, olha como te deixaram ",dizia... junto com ela estava um senhor de avental branco. Começou atocar-me e disse: "Sinto muito senhora, mas este cão já não tem remédio. "Émelhor que pare de sofrer". A gentil dama, com as lágrimas rolando pelorosto, concordou. Como pude, mexi o rabo e olhei-a, agradecendo-lhe que me ajudasse adescansar.Somente senti a picada da injeção e dormi para sempre, pensando em porquetive que nascer se ninguem me queria...

Amigos, a solução não é abandonar um cão na rua, mas sim educá-lo.Não transforme em problema tão grata companhia. Ajude a abrir a consciência dos ignorantes e, assim, poder acabar com os maus tratos aos animais, especialmente com o problema de cães de rua.

A CRUZ E A COROA

Coroas sempre foram um sinal de autoridade e realeza.O Rei Charles tinha uma coroa de oito lados. Cada um dos oito lados era uma placa de ouro. Cada placa era revestida de esmeraldas e pérolas.
Ricardo Coração de Leão, Rei da Inglaterra, tinha uma coroa tão pesada que precisava de dois homens para segurá-la na sua cabeça.
A rainha Elizabete tem uma coroa que vale $20 milhões.
Mas, junte todas estas coroas e elas não valem um tostão em comparação às coroas que Cristo tem.

Apocalipse 19:12 diz que Jesus tem "muitas coroas".
Ele tem a coroa da justiça.
Ele possui a coroa da glória.
Ele tem a coroa da vida.
Jesus tem a coroa de paz e de poder.
Mas, de todas as coroas que Jesus possui, uma é a mais querida de todas.
Esta coroa não foi fabricada com ouro nem prata.
Ela não é coberta de jóias.
Esta coroa não foi feita pelas mãos de um mestre artesão.
Esta coroa foi formada às pressas, pelas mãos rudes de um soldado Romano.
Esta coroa não foi colocada na cabeça de Jesus numa cerimônia de glória e honra.
Ela foi colocada em Jesus num ato de humilhação.
É uma coroa de espinhos.
O impressionante sobre esta coroa, a coroa que Jesus escolheu para si, é que, de todas as coroas que ele poderia ter escolhido, esta não pertencia a Jesus.
Esta coroa era sua.
Você merecia usar esta coroa.
Você merecia sentir os espinhos.
Você merecia sentir o sangue descendo pelos seu rosto.
Você merecia os insultos, os açoites e os pregos.
Você merecia a morte.
Porque o pecado - pelo qual Jesus morreu – era seu.
Você merecia todo o sofrimento que Jesus passou.
Mas, para você, e para mim, Jesus reservou outra coroa.
Ele tomou a nossa coroa e nos oferece até hoje a coroa que era dEle - a coroa da vida eterna.
Por causa do poder do amor dele.
Um amor tão grande que escolheu o pior para si e o melhor para nós.
Um amor tão forte que nem o túmulo pôde conter.
Este é o amor de Jesus por nós – a verdadeira mensagem da Páscoa.

fonte: Iluminalma

"Uso de preservativo pode ser justificado", diz Papa.


Em um livro de entrevistas a ser lançado na terça-feira (23), o Papa Bento XVI afirma que o uso de preservativos é justificado "em certos casos", especialmente para reduzir o risco de contaminação pelo vírus da Aids. O Papa cita como exemplo uma prostituta que, ao usar o preservativo para se proteger, estaria dando "o primeiro passo para uma moralização".
O livro, que será publicado na Alemanha e tem como título "Luz do mundo: o Papa, a Igreja e os sinais do tempo", é baseado em 20 horas de entrevistas conduzidas pelo jornalista Peter Seewald.

Até o momento, o Vaticano proíbe o uso de qualquer forma de contracepção - aceita apenas a abstenção -, mesmo como forma de evitar doenças sexualmente transmissíveis.
Bento XVI provocou reações internacionais em março de 2009 durante uma visita à África, continente devastado pela Aids, ao afirmar à imprensa que a doença era uma tragédia que não podia ser combatida com a distribuição de preservativos, o que na opinião dele até agravava o problema.


OMS elogia afirmações do Papa Bento XVI sobre uso de preservativos.

A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, elogiou nesta segunda-feira (22) o fato de o Papa Bento XVI ter admitido a utilização de preservativos em certos casos para reduzir o risco de transmissão do vírus da Aids.




Exame de Conciência



EXAME DE CONSCIÊNCIA

Aquilo que te faz mal, que te aflige; aquele pecado que você guarda e nunca teve coragem de confessá-lo, e a cada dia se torna uma bola de neve, crescendo mais e mais...

Pornografia ,Sexo antes da hora, Fofoca, Pensamentos impuros, Drogas, Masturbação, Ira, Gula, Desejo de vingança,Ódio, Traição, Desejo de morte, Adultério, Luxúria, Preguiça, Inveja, Soberba, Avareza..!

Não acha que está mais do que na Hora de dar um " Basta " nesse pecado que tem feito você se distanciar de Deus? Deus te chama a cada instante,ele quer você de volta,ele quer te resgatar,assim como fez com o discípulo Pedro,que apesar de ter negado Jesus três vezes,Deus não desistiu dele,fazendo então de Pedro,um Pescador de Homens.Não faça com Judas,que não deu uma chance a Deus.Faça como Pedro irmão,dê mais uma chance a Deus,dê uma chance para si mesmo.Deus te ama infinitamente.ele te quer a qualquer custo,prova disso ,basta olharmos para a cruz,pois mesmo na morte,Deus permaneceu de braços abertos para nos acolher.

"Quem dissimula suas faltas não há de prosperar; quem as confessa e as detesta obtém misericórdia" (Provérbio 28, 13) "

Confessai os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros para serdes curados. A oração do justo tem grande eficácia" (Tiago 5,16)

Este é o espaço criado para que você possa expressar seus sentimentos, desabafar, partilhar suas histórias e testemunhos,basta comentar essa postagem. Estamos aqui para ouvir você. Deus nos abençoe!

blogs