20 de ago. de 2011

ESTERELIDADE

Esterilidade- Uma marca do mundo pós moderno – 1 Co.4:15-17




Introdução: Muitos casais são surpreendidos pelo drama da esterilidade. Casam-se, sonham juntos com uma família, filhos mas lá pelas tantas se descobrem estéreis. Quando isso acontece a frustração entra e não são poucos os casos onde aquela pessoa estéril entra num processo de culpa e auto-desvalorização pois frustrou expectativas, tanto as sua próprias quanto as expectativas de familiares, da igreja e de toda uma sociedade.



Por falar em frustrar expectativas, na sociedade patriarcal na qual o texto bíblico foi gestado, pesava um forte estigma sobra a mulher que não podia ter filhos. Entretanto, em que pese a dureza desta realidade, a bíblia está repleta de casos onde mulheres estéreis foram desprezadas, humilhadas e Deus as abençoou com tornando-as férteis. Sara, Rebeca, Raquel, a mãe de Sansão, Ana e Izabel), e todas foram agraciadas por Deus e geraram filhos.


No salmo 113.9 lemos: “Faz que a mulher estéril viva em família e seja alegre mãe de filhos. Aleluia!”. Ester eram realmente um cenário muito hostil para quem não podia ter filhos.





Na sociedade patriarcal, a mulher era valorizada pela condição de gerar filhos, uma mulher estéril, portanto, era considerada inútil, a presença de mulheres estéreis no meio do povo era tido como um sinal de maldição. A esterilidade era tão mal vista entre os judeus, que no Talmude (Segundo livro mais importante dos judeus), estabeleceu a obrigatoriedade do divórcio caso a mulher não gerasse filhos no período de 10 anos.

Agora, o que é esterilidade? Esterilidade e improdutividade, infertilidade, ou seja, a incapacidade de gerar vida.

Agora, vivemos numa era de muitos tipos de esterilidade:

1) Esterilidade de sonhos (perdemos a capacidade de sonhar) – A impressão que tenho é que as pessoas sonham cada vez menos. O grande problemas disso é que muitas vezes, grandes realizações começam com um simples sonho. Talvez por conta dos problemas, das frustrações, sobretudo, vamos perdendo esta capacidade de sonhar.

2) Esterilidade de projetos – Se por um lado grandes realizações começam com um sonho, este sonho precisa se transforma num projeto. Muitos dos nosso intentos não prosperam porque não sabemos fazer projetos. Fazer um projeto dá trabalho. Talvez por isso muitos de nós preferimos fazer as coisas na intuição, sem colocar no papel coisas como missão, visão, objetivos, métodos a serem empregados, alvos, etc. Resultado: fracasso.

3) Esterilidade de amizades (somos extremamente auto-suficientes) – vivemos num mundo de relacionamentos virtuais. Mesmo os reais, pro conta da superficialidade que nos envolve acabam ganhando este tom de virtualidade. Não nos esforçamos para fazer novos amigos.

4) Esterilidade de alegria (nossa alegria sempre depende de fatores externos) – é muito difícil você encontrar uma pessoa plena. Por plena me refiro a alguém contente com o que é e o que tem. Que pode parar, fazer uma auto-analise e se ver completamente satisfeito. Em geral a alegria de alguns está sempre dependo de fatores externos, de agentes motivadores (adrenalina, estimulantes, novidades, etc.)

5) Esterilidade espiritual – Como vivemos numa sociedade impessoal, onde cada vez mais os relacionamentos são virtuais, vamos nos acostumando com a esterilidade espiritual e deixamos de cumprir o nosso papel de pais e mães espirituais. Fomos chamados para produzir frutos espirituais. EmGl. 5 temos uma lista do fruto do espírito. Este é um fruto que precisa ser produzido por todos os cristãos. Será ele que mostrará o princípio da nova vida em nós. Então, a regra deveria ser: cada cristão produzindo frutos espirituais para a glória de Deus, para seu crescimento pessoal e, para a expansão do Reino de Deus.

Agora, sabemos que muitas vezes esta não é a realidade e sim, a esterilidade espiritua

Causas da esterilidade espiritual:

1) Causas “genético-espirituais” – Da mesma forma que a esterilidade física pode ter causas genéticas (formação do nosso organismo), a esterilidade espiritual também pode ter a ver com a nossa formação espiritual. O que estou querendo dizer é que dependo da forma como fomos discipulados, da importância que nossos discipuladores deram a esta questão, este será um tema importante ou não para nós.

2) Estilo de vida desregrado – Stress, fumo e álcool são causas freqüentes da esterilidade. Ou seja, o estilo de vida desregrado de uma pessoa pode levá-la a improdutividade, à infertilidade. Seguindo esta linha, uma vida espiritual desregrada, inconstante, também pode gerar esta esterilidade espiritual

3) Doenças psico-espirituais – Se por um lado existem as chamadas doenças psico-somáticas, quando o que acontece no meu emocional afeta o meu corpo (ansiedade, depressoão0

4) Batalha espiritual – Sabe quem é o maior interessado em pessoas vivendo longe do seu criador, alienadas do amor de Deus? O diabo. Muito da frieza espiritual, da apatia, da falta de desejo de ter filhos, são os aquilo que Paulo chama de dardos inflamados do Maligno. Em Ef. 6 Paulo faz uma descrição da nossa luta.



Cura para a esterilidade espiritual:

1- Oração - Os exemplos bíblicos são abundantes quanto ao poder da oração sobre a esterilidade. Mas, para mim o mais marcante foi o de Ana, mãe de Samuel. “... e, com a alma amargurada chorou muito e orou ao Senhor...estou orando aqui até agora por causa da minha grande angustia e tristeza.”v. 10b; 16



John Knox pediu a Escócia para Deus. Parafraseando Rebeca, mulher de Isaque que também não podia ter filhos, orou assim: Dá-me a Escócia, senão morrerei”.

2- Mudança de atitude – Assim como uma pessoa pode se tornar estéril por conta do seu estilo de vida e para que ela tenha filhos terá que rever seu estilo de vida, nós cristão, se não quisermos passar esta breve existência de maneira infrutífera precisaremos, além da oração mudarmos nossa atitude e, a maior atitude a ser adota aqui nesta noite é a atitude de obediência. Deus nos mandou gerar filhos espirituais.

blogs