13 de fev. de 2011

Quatro novos diáconos são ordenados na Arquidiocese de Maceió


A Arquidiocese de Maceió acolhe quatro novos diáconos para o exercício do ministério temporariamente, até serem ordenados sacerdotes. A solenidade aconteceu em um celebração eucarística ocorrida segunda, 7, na Catedral Metropolitana, sob a presidência de Dom Antônio Muniz Fernandes, Arcebispo da referida Arquidiocese.
Os ordenados foram Charles da Silva, da paróquia de São Maximiliano Kolbe, no Benedito Bentes, Erivaldo Xavier, pertencente à paróquia de São Sebastião, no Tabuleiro do Pinto, José Alex, da Paróquia de N. Sra. das Brotas, em Atalaia (AL), e José Luciano Duarte, da Paróquia do Menino Jesus de Praga, situada no Jardim das Acácias.
Com início às 19h45, a procissão de entrada dirigiu-se ao presbitério com a presença de seminaristas, padres, diáconos e o presidente da celebração. A música ficou sob a responsabilidade do Coral N. Sra. do Livramento, que exerce suas atividades na Igreja N. Sra. do Livramento, localizada no centro da capital alagoana e o comentário da celebração sob a regência de Mons. Celso Alípio Mendes Silva, pároco da Catedral.

Em sua homilia, Dom Antônio relacionou a ordenação com o lema da Igreja de Maceió como missionário e samaritana. “Tudo o que escutamos na Liturgia já é suficientemente motivador para o sentido desta celebração e para o sentido da vida destes quatros irmãos da Igreja, e para mim são filhos desta Igreja a partir deste momento, pela filiação divina, pela inserção do clero daqui a pouco no presbitério. Esta é uma Igreja que tem procurado ser missionária e samaritana, e o que estamos vivendo neste momento diz respeito à Igreja Samaritana. A figura do diácono, a pessoa e o serviço do diácono, está intrinsecamente ligado ao ministério samaritano da Igreja. Alguém pode até ficar surpreso e dizer que o bispo se preocupa muito com isto, mas se não o bispo não se preocupar em qualquer Igreja de Jesus Cristo que lhe foi confiado pelo Santo Padre e pelo próprio Cristo, se o bispo não tiver a solicitude samaritana, aí não existe Igreja, não existe Diocese, não existe trabalho. Porque nós fomos todos constituídos por Deus para que fossemos missionários e samaritanos”, afirmou.

Seguida como de costume no rito de ordenações, os diáconos ao serem apresentados ao povo de Deus foram extremamente aclamados com palmas e fogos de artifício. O discurso final de agradecimento ficou por conta do Diácono José Luciano Duarte ao qual enfatizou o papel das famílias para o acompanhamento e formação dos futuros presbíteros, bem como acentuou o identidade do diácono chamado ao serviço, por isso estão motivados a servir à Igreja de Maceió como missionários e samaritanos. A solenidade foi encerrada por volta das 22h, sendo seguida de congratulações do povo aos recém ordenados.
Diáconos Permanentes
Em homenagem aos cinqüenta anos do Concílio Vaticano II, Dom Antônio Muniz Fernandes anunciou que irá ordenar diáconos permanentes para a Igreja de Maceió. Os mesmos são homens casados que estavam em preparação a partir de estudos na área da teologia e já exercem atividades nas paróquias e nas dioceses. Eles exercerão o ministério do diaconato de forma permanente e por isso não terão sua ordenação em vista do sacerdócio, como aconteceu com os quatros ordenados da noite.

“Serão por mim criteriosamente escolhidos, por desejo ordenar aqueles que estão envolvidos com o projeto da Igreja em ser missionária e samaritana. Por isso, devem ser diáconos com o pé no chão”, afirmou o arcebispo.

Ainda não foi divulgada a data da ordenação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

blogs